A visão de um carro de boi que se aproxima na poeira, com seu gemido arrastado do eixo na tranca ecoando na caatinga, me faz segui-lo com o traço, desenhando as linhas desgastadas da madeira lavrada, a engenhosidade simples montada sobre as duas rodas aneladas pelo ferro, as trilhas marcadas na terra seca ladeando as pegadas da força de uma junta de bois, que puxam o carro regidos pelo aboio do caboclo carreteiro... Estas são as imagens e sons que se fundem esboçados em carvão e se concretizam nas linhas e manchas do nanquim em desenhos rápidos, que ousam expressar a rusticidade e delicadeza de cenas fugazes eternizadas nos quadros da memória.
CARREANDO - Série Carro de Boi - 2010
Carvão e Nanquim sobre papel -40 x 30 cm
CARRO 01 - Série Carro de Boi - 2010
Carvão e Nanquim sobre papel - 40 x 30 cm
Carro 01 - Série Carro de Boi 2010 - GALERIA
Carvão e Nanquim sobre papel - 40 x 30 cm.
Carro 02 - Série Carro de Boi 2010 - GALERIA
Carvão e Nanquim sobre papel - 40 x 30 cm.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Antonio Cláudio, boa noite. Acabo de descobrir seu blog. Fiquei encantado com sua série sobre "carros de bois". Seus traços fortes, de estilo especial, lembram-me os de meu saudoso conterrâneo paranaense, Poty. Faço minhas garatujas também, sem nenhum compromisso, mas nada que sequer se aproxime à sua obra, e por isso gostaria de trocar idéias, aprender sobre traços, desenhos, materiais, essas coisas, ok?
abs. ZR
P.S.: não abandone seu blog. Você tem muito a mostrar. Atualize-o.
Parabéns pelo artigo. Atualmente existem festas de carros de boi em dezenas de cidades. Acesse www.carrosdeboi.com.br e fique por dentro das principais festividades dessa cultura singular e apaixonante.
Rogério Corrêa
www.carrosdeboi.com.br
Postar um comentário